top of page

Nossa História

​         Na Zona Leste de Manaus, existia um número elevado de jovens que, por estarem evadidos das escolas e sem orientação familiar, saiam para as ruas, principalmente à noite. Esses jovens não tinham perspectiva de mudança pelo comportamento que apresentavam, e tornavam-se presas fáceis para o envolvimento com drogas, prostituição, dentre outros riscos sociais.  

       Sensibilizado com estas problemáticas, o Pr. Alcedir Sentalin iniciou o projeto Jovem em Treinamento (JOTRE), na Igreja Presbiteriana Betel com a finalidade de identificar e apresentar alternativas e oportunidades de transformação social para estes jovens, que estavam inseridos na área de abrangência da Igreja.

        O público-alvo do JOTRE era jovens pertencentes a grupos promotores de violência nas ruas (gangs/galeras), e o objetivo do projeto era resgatar os que estavam principalmente envolvidos com as drogas. As atividades do projeto consistiam na educação de valores e reeducação socioambiental, acompanhamento destes em seus relacionamentos familiares e orientação quanto às suas responsabilidades, com a proposta de contribuir para a melhoria do relacionamento familiar, comportamental e apresentar uma proposta diferente da qual eles estavam habituados.

      Porém, entendendo que a estratégia mais adequada naquela comunidade seria investir na prevenção, culminou na extinção do JOTRE. Assim nasceu o Projeto Pequeno Aprendiz - PPA, proporcionando atividades que mantivessem os jovens ocupados no tempo livre, evitando o contato com ambientes nocivos ao crescimento e desenvolvimento destes. 

       Objetivando ações mais concretas, inclusão social e busca de garantia de direitos, iniciou o Projeto Pequeno Aprendiz- PPA com vinte crianças de escolas públicas do bairro Tancredo Neves, porém, devido à demanda e as novas dimensões e tempo de existência, o PPA passou a denominar-se Programa Pequeno Aprendiz (PPA), atendendo diretamente crianças e adolescentes com ações socioeducativas no contraturno. Os materiais utilizados e recursos investidos nas atividades executadas pelo programa eram obtidos por doadores individuais e algumas empresas. Em seu quadro de colaboradores havia somente profissionais voluntários.

         Diante do contexto, a AMAR teve início em 2000, idealizado pelo Sr. Alcedir Sentalin através de seu trabalho como pastor titular da Igreja Presbiteriana Betel, situada na Rua: Bernardo Cabral, nº 77, Bairro Tancredo Neves - Zona Leste. Formalizada em 07/05/2003 como Associação Missionária de Apoio Reformado e em 12 de agosto de 2010 alterou o nome para Associação Missionária de Apoio e Resgate. Hoje é reconhecida como Entidade de Utilidade Pública Municipal e Estadual e possui o Certificado de Entidade Beneficente de Assistência Social (CEBAS).

         A Associação Missionária de Apoio e Resgate tem como missão ser uma organização fundamentada em valores cristãos, que atua na prevenção de vulnerabilidades e riscos sociais, seu trabalho social está embasado nos pressupostos do Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA e dentro dos parâmetros preconizados no Sistema Único da Assistência Social – SUAS.  Atuando na Proteção Básica, com o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos. Seus eixos de atuação inclui o apoio alimentar, apoio psicossocial e pedagógico. O público alvo são as crianças, adolescentes na faixa etária de 07 a 13 anos de idade e suas famílias do Bairro Tancredo Neves e adjacências.

         A AMAR, organização da sociedade civil, sem fins lucrativos, tendo como finalidade a assistência social, educacional, ambiental e a promoção da saúde da criança e do adolescente em função deles, extensiva à família e comunidade, sem distinção de raça, cor, gênero ou religião, dentro de uma perspectiva ética cristã e multidisciplinar para a formação da cidadania.

          Desde sua fundação a Entidade prima pela transparência e comprometimento, através da exposição de suas ações como: relatórios, informativos e a Educação de Valores e Cidadania, a qual tem sido o diferencial entre as ações desenvolvidas.

Partindo deste pressuposto, a relevância social do projeto e serviços ofertados pela Instituição representa um diferencial na contribuição para o fortalecimento da rede de proteção social que visa os direitos de crianças, adolescentes e suas famílias. Como também a comunidade que é beneficiada, pois todas as problemáticas sociais vivenciadas sinalizam um grande potencial de crescimento e de condições para superar as limitações.

Nossas Recordações

2003

2005

2007-2009

2011

2013

2015

2018

2020

2004

2006

2010

2012

2014

2016-2017

2019

2021

ASSOCIAÇÃO MISSIONÁRIA DE APOIO E RESGATE - AMAR
CNPJ: 05.843.471/0001-85, Sede à Rua Sodalita nº 09, Bairro Tancredo Neves, CEP 69.087-420, Manaus - AMAZONAS.
E-mail: ong.amar2@gmail.com Contato: (92) 3015-2818 / 99449-2518

  • Instagram
  • facebook-square
bottom of page